Data: 13/03/2018
O contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. E se por um lado isso é bom, por atrair uma grande demanda de empresários, por outro a concorrência também é muito acirrada. Por isso, a pergunta que muitos contadores fazem é: como captar clientes e vender meus serviços contábeis?
Bem, a excelência no serviço você já tem, e a confiança de seus atuais clientes também. O que você precisa agora é atrair novos empreendedores, e no texto a seguir vamos falar sobre duas áreas que vai te ajudar com isso: a publicidade e o marketing. Explicaremos como você pode transformar seu escritório de contabilidade em uma máquina de vendas em seis passos do marketing que são essenciais para qualquer negócio! Continue lendo para saber mais:
Conte com um profissional
Quando o assunto é vender serviços contábeis, é necessário que o contador entenda que essa tarefa não é dele. E sim de um vendedor. Não que o profissional contábil não seja capaz, mas sim porque o vendedor tem uma fala mais persuasiva e, muitas vezes, incisiva para conquistar o seu cliente e fazê-lo perceber a importância do seu serviço contábil na empresa dele.
Contudo, é importante alinhar vendedor e contador, para garantir que as informações sejam transmitidas com precisão e que os processos estejam sendo conduzidos de maneira certa. Logo, o vendedor deverá conhecer a realidade e o serviço oferecido na empresa para o qual trabalha. Dessa forma, evita-se a promessa de venda ser baseada em exageros e falsas expectativas.
Entenda o que você oferece
Todo produto ou serviço possui algo que o distingue dos outros, e no caso do seu escritório de contabilidade não é diferente. Para poder oferecer o melhor para seu cliente e não perder nenhuma venda por falta de informação, é necessário conhecer todos os elementos do seu serviço antes de focar nas vendas. Determine as características, atributos, particularidades e diferenciais do seu serviço em detalhes, para poder falar dele com propriedade no momento de oferecer.
Porém, você já deve ter ouvido a frase “o cliente tem sempre razão”, não é mesmo? Bem, e isso é a mais pura verdade! Alguns vendedores são tão viciados em falar das vantagens e características do seu serviço ou produto, em um esforço de impressionar, que se esquecem que o cliente busca benefício! Ele busca algo que possa ajudar na solução dos problemas, por isso, além de conhecer a fundo seu serviço, você deve entender também como os diferenciais do seu escritório podem ajudar o cliente.
Conheça a pessoa com quem você vai negociar
Um dos pontos principais na venda dos serviços contábeis é a confiança, e para conquistá- la leva um certo tempo. Quando você está falando com um cliente antigo, que você já conhece seu jeito de ser, é mais fácil. Porém, ainda assim é muito útil tentar descobrir se ele foi promovido ou se algo de novo tem acontecido na vida dele.
Caso seja um primeiro contato, é essencial que você descubra o perfil desse cliente, qual o tipo de negócio que ele possui, seu poder na empresa e tudo mais que possa ajudar a criar empatia e confiança. Se você conseguir entender as necessidades dessa pessoa e satisfazê-la perfeitamente, maiores são as chances de fidelizá-lo a longo prazo. Além disso, é provável que ele também indique seus serviços para outros empreendedores, e nessa área a indicação é aliada do sucesso.
Promova eventos
Você sabe qual o tipo de cliente que quer atender, mas não sabe ao certo como chegar até eles? Bem, existem algumas formas que você pode conversar com essas pessoas, e uma delas é promovendo eventos que sejam de seus interesses. Essa é uma maneira excelente de agregar valor à sua empresa contábil e também de fazer um networking para se aproximar de outros profissionais. Alguns eventos que você e suaequipe podem realizar são:
– Coquetel para seus clientes, incentivando-os à levar algum amigo empresário do mesmo segmento (que não seja seu cliente);
– Palestras que agreguem conhecimento sobre os serviços oferecidos por seu escritório ou sobre assuntos recentes que estejam em alta para os empreendedores;
– Webinar com a presença de um parceiro estratégico ou palestrante para debater um assunto relevante para o seu nicho de interesse.
Divulgue seu escritório
Seja participando de eventos e congressos empresariais, ou até mesmo pela internet, que é um meio mais rápido, barato e eficiente de se divulgar. Atualmente o meio online é muito importante, pois é lá que grande parte da população busca informações. Por isso, é importante ter um site sempre atualizado e, de preferência, responsivo (que se adequa aos diferentes tamanhos de tela, como computador, celular e tablet). Além disso, um blog também é pode ajudá-lo muito na captação de clientes, pois ali você publicará conteúdo útil e relevante para pessoas que verão seu escritório como referência no assunto.
É indicado também desenvolver ações de e-mail marketing para distribuir informações úteis e manter o relacionamento com os clientes e pessoas interessadas em seus conteúdos. Criar páginas nas redes sociais para divulgar os seus serviços também é uma opção interessante. Mas cuidado, pois os perfis nas redes sociais devem ser extremamente profissionais, tratando apenas de assuntos relacionados ao seu escritório. A rede social mais indicada para a venda de serviços contábeis é o LinkedIn, pois é ali que os empreendedores trocam opiniões e dúvidas que possam ajudá-lo.
Marketing compartilhado
Esse conceito pode ser um pouco novo para alguns, mas é uma opção muito interessante para os escritórios de contabilidade. Basicamente, trata-se de juntar contadores que possuem interesse em comum de captar novos clientes, criando e promovendo seus serviços para atingir um público em comum. Ou seja, todos compartilham dos resultados que essa ação de marketing produz.
A maioria dos escritórios de contabilidade não tem estrutura, tempo ou conhecimento para investir em Marketing Digital e acabam perdendo uma grande oportunidade de conseguir mais clientes. Se esse for seu caso, procure se juntar com outros profissionais da área. Reunindo-se com outros contadores para fazer um investimento no Google, por exemplo, o resultado provavelmente será melhor do que fazer sozinho. O marketing compartilhado é uma estratégia muito benéfica para os contadores, logo que alinha os interesses e esforços de diversos profissionais que, juntos, se unem para atingirem o sucesso.
Para um setup inicial no seu escritório, o ideal seria: montar um site, com formulário e uma página de captura dos leads. Em média, um bom site custa por volta de R$ 6.000,00, mas além de criar o site você precisará criar uma Persona (perfil ideal de cliente/segmento que você gostaria de atender) e prover conteúdo conteúdo relevante para este cliente ou segmento. Além disso, também terá de adquirir fotos, um sistema de chat, sistema para automação de leads e envio de e-mail marketing e ainda fazer a gestão de marketing e redes sociais. Imagine que você gastaria em média R$ 8.500,00 por mês, sendo que em um comparativo com a parceria de marketing compartilhado você gastaria a partir de R$ 199,00 para ter acesso a tudo isso. Neste exemplo acima, já no primeiro mês sua economia seria de R$ 14.301,00, que você poderia investir em links patrocinados, além de ter tempo para focar no dia-a- dia do seu negócio contábil.
O portal Abertura Simples já apresenta esse tipo de parceria, unindo contadores de todo o Brasil para aumentar o reconhecimento, tráfego e as vendas contábeis. Hoje, está presente em mais de 150 cidades através dos escritórios contábeis parceiros, tendo aberto mais de 3.000 empresas nos últimos anos.
O trabalho de SEO que a plataforma desenvolveu para os escritórios contábeis melhora também o posicionamento nos motores de busca, como o Google, de forma orgânica. Hoje, grande parte dos associados está na primeira página quando se trata de “escritório de contabilidade” em suas cidades. O portal disponibiliza ainda assessoria completa de vendas, auxiliando tanto na captação quanto retenção de clientes. Para os associados ao portal, algumas das vantagens são:
– Presença online: marketing digital de alta performance para inserir seu escritório no mundo virtual
– Criação de conteúdo: material rico para atrair empreendedores e torná-los clientes
– Consultoria estratégica: abordagem inovadora de vendas
– Maior rentabilidade: aumente seu faturamento mensal
Participar dessa sociedade é muito simples, basta que o contador acesse o site do Abertura Simples e acesse o campo “sou contador” para que os representantes entrem em contato e orientem sobre as condições para que os interessados possam impulsionar o crescimento de seus escritórios contábeis. Além disso, é possível obter mais informações também entrando em contato pelo e-mail [email protected].