Data: 15/03/2018
Gestão é o grande desafio no meio empresarial. É comum identificarmos problemas isolados, porém, um diagnóstico identificando os problemas e apresentando alternativas de soluções, é coisa para especialistas. Nem sempre faturar é a solução de uma empresa, muitas vezes o faturamento cresce com margens ruins, ocupando um maior volume de mão-de-obra e encarecendo os custos, em casos como esse o faturamento menor seria mais benéfico a empresa. Mas como identificar isso?
A resposta é analisar os números, iniciando pela DRE, linha a linha, e a medida do necessário “explodindo” os analíticos e identificando possíveis problemas com alternativas para reduzir custos/despesas ou até mesmo que venham a otimizar os processos. Analisar os preços praticados e seus respectivos custos, estudar as Despesas Fixas como um todo, para então definir o Ponto de Equilíbrio; indicador de extrema importância e tão pouco utilizado por empresários, e em muitas vezes definidos via “achismo”.
Muitas vezes, um olhar frio, sem a emoção dos proprietários ou gestores, pode sim ser a solução, para reverter “jogos/players” e fazer com que a queda nos resultados possa ser estancada e um novo cenário sinalize estar sendo iniciado. O trabalho de Consultoria Empresarial pode ser pontual, com tempo a ser realizado definido com data de início e fim, mas em muitos casos os mesmos transformam-se em Assessoria Empresarial e perduram por muitos anos, por serem benéficos a gestão e fazerem com que a bendita “Zona de Conforto” não se instale. Vale pensar na questão de um trabalho e ou diagnóstico para corrigir erros da gestão e otimizar os resultados de sua empresa.
Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial